Em geral, os processos de seleção e recrutamento envolvem diversas etapas, variando de acordo com os critérios definidos por cada empresa. Todavia, avaliar currículos é uma constante em qualquer processo seletivo, isso porque é por meio deste documento que o recrutador terá o primeiro contato com o candidato, analisando se as características e atributos ali descritos são compatíveis com a oportunidade oferecida. Certo é que, quanto mais assertiva for a avaliação de currículos, mais contratações eficientes a empresa fará.
No entanto, quando há um volume muito grande de currículos, essa etapa de avaliações pode se tornar maçante e demorada, além de ocasionar que bons currículos passem despercebidos. Pensando nisso, elaboramos este post com 5 dicas que vão te ajudar a avaliar currículos de forma objetiva e, com isso, identificar os melhores candidatos para a vaga oferecida! Veja só:
1 – Reúna os currículos em um só lugar
A depender da forma de divulgação do processo seletivo, é possível que os currículos sejam enviados por diversos meios, como pela entrega de um documento impresso, por e-mail, por redes sociais, entre outros. Essa dispersão faz com que a etapa de avaliações seja mais trabalhosa, além de propiciar que alguns currículos deixem de ser avaliados ou, ao contrário, sejam avaliados mais de uma vez. Por isso, é interessante definir um único “ponto de concentração” dos currículos. Algumas dicas que você pode seguir são as seguintes:
- Caso você receba currículos por e-mail, crie pastas específicas na caixa de entrada destinadas à essa finalidade;
- Currículos impressos podem ser digitalizados a fim de que sejam armazenados juntamente com outros currículos enviados eletronicamente;
- Crie um banco de talentos com categorias específicas, dessa forma você terá maior controle e organização dos currículos recebidos.
2 – Estabeleça critérios claros e bem definidos para a contratação
Ao abrir um processo seletivo é essencial que as qualidades e atributos exigíveis especificamente para a vaga já estejam muito bem definidos. Isso porque é comum que sejam enviados currículos de profissionais que fogem ao padrão desejável. Nesses casos, o ideal é que o processo seletivo prossiga para os candidatos que efetivamente cumprem os requisitos mínimos exigidos para assumir o posto.
Caso algum candidato não se enquadre nos critérios da vaga ofertada, mas possua competências relevantes para outras áreas da empresa, seu currículo poderá ser realocado para outra vaga ou mesmo armazenado num banco de talentos da empresa. Porém, é interessante que a avaliação de currículos se atenha aos critérios específicos para cada vaga, de forma a otimizar o processo.
3 – Atente-se para o histórico profissional do candidato no mercado de trabalho
As experiências profissionais do candidato fornecem informações valiosas para o recrutador. Isso porque ao verificar se a formação educacional condiz com os empregos anteriores é possível avaliar se o candidato pretende seguir carreira na profissão escolhida. É claro que essa dica possui ressalvas, pois nem sempre formação acadêmica implica necessariamente em experiência prática, ou vice versa. Porém, certamente é um critério que auxilia na avaliação de currículos.
Além disso, o histórico profissional demonstra se o candidato se manteve por muito tempo nos empregos anteriores, o que é um bom indício para a garantia da continuidade da relação de trabalho, evitando, portanto, rotatividade exagerada na empresa.
4 – Crie filtros de seleção e pontuações para os currículos
Em alguns processos seletivos pode ser que o recrutador se depare com muitos candidatos que estejam mais ou menos no mesmo nível, apresentando qualidades e atributos semelhantes, o que pode provocar um certo impasse na avaliação dos currículos. Nessas situações é interessante fazer um “ranking” dos melhores currículos, a fim de que os mais bem qualificados passem primeiro para as próximas etapas do processo.
Uma forma de criar filtros de seleção é definir palavras-chave e pontuações para as informações prestadas no currículo. Por exemplo, se a vaga é ofertada especificamente para pessoas que já tenham trabalhado na “área X”, é possível classificar os currículos de acordo com os candidatos que tenham mais tempo de experiência na área específica.
5 – Utilize a E-Talentos a seu favor!
Todas as dicas listadas acima podem ser adaptadas e utilizadas da forma como melhor lhe convier. Porém, caso você queira a praticidade de usar uma ferramenta que reúna todas essas vantagens em um único lugar, experimente a E-Talentos! Somos uma plataforma de seleção, recrutamento e triagem de currículos, na qual você cria a sua página de carreiras e gerencia todo o processo seletivo de forma inteligente e automatizada.
Os candidatos interessados se inscrevem diretamente pela plataforma e você terá todos os dados dos currículos de forma eletrônica. Além disso, você pode incluir requisitos específicos para cada processo seletivo, bem como criar formulários de inscrição nos quais serão computados pontos às respostas dos candidatos, analisando a compatibilidade de cada pessoa com a vaga. Além disso, oferecemos diversas outras funcionalidades que você pode conferir clicando aqui.
Esperamos que essas dicas tenham sido úteis e que você tenha gostado do nosso conteúdo! Estamos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas. Aproveite para visitar nosso site e conhecer nossas plataformas.